A Cumbuca


O Projeto Cultural Samba na Cumbuca foi fundado em 25 de março de 2009, é a primeira comunidade de samba do Butantã, exaltando, resgatando, aprendendo e ensinando o verdadeiro samba paulista.

É um encontro de sambistas, intérpretes, compositores, instrumentistas, percussionistas, batuqueiros, amantes do samba, poetas, crianças, jovens, adultos, senhores e senhoras, amigos, colegas, comunidades, onde o intuito é cantar sambas inéditos, além de apresentar obras de compositores que fazem e fizeram a história do samba paulista, bem como contando essa história por meio de painéis que são expostos nos locais durante as realizações dos eventos, mostrando ao público o compositor/poeta em sua essência. Ao primeiro acorde do cavaquinho, a cumbuca é aberta, e os diversos compositores começam a cantar os sambas inéditos e sambas consagrados. Ao término do evento a cumbuca é fechada com o samba de encerramento. O projeto valoriza e promove a cultura para a comunidade, despertando o interesse do ser humano em aprender um instrumento musical ou compor uma obra.


JUSTIFICATIVA

O Projeto Cultural Samba na Cumbuca foi fundado visando promover a cultura de nossa região, hoje é visto como, sala de aula em forma de roda de samba. Os verdadeiros “ninhos” do samba enfraqueceram perante a comercialização de uma vertente da música popular brasileira, que não prima pela qualidade. O Samba na Cumbuca chegou para fortalecer o movimento do samba em São Paulo, revelando compositores, músicos, como por exemplo, o menino Lucas de apenas 13 anos que está compondo boas obras, e através da nossa pesquisa sobre a história do samba paulista. É nossa obrigação levar o que nos foi ensinado ao conhecimento da comunidade, ou seja, o valor cultural que nos foi deixado, e só cabe a nós, de forma diferenciada, didática e musical, transpor ao público a importância dos autores e suas obras, que são levantadas em nossas discussões. Com composições próprias, irreverentes e emocionantes vamos passando nosso conhecimento ao público, de maneira a fazer, com que interajam e se interessem por essa cultura, o Samba.


HISTÓRICO

OBJETIVO GERAL

Nosso objetivo visa promover e valorizar a cultura do samba, levando o conhecimento à comunidade e o valor cultural que nos foi deixado, transpondo de forma totalmente didática a importância dos autores e suas obras.